PRÓTESES

Prótese removível

São próteses removíveis, que tem a finalidade de substituir um ou mais dentes.

Como este aparelho se fixa na boca?

Através de grampos "semiflexíveis" metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares) e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.

O que é Prótese Parcial Removível (PPR)?

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais, perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial de dentes. E chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar.

É possível eliminar os grampos metálicos a fim de torná-la imperceptível?

Toda PPR(Prótese Parcial Removível) convencional necessita de grampos. Para e eliminá-los, seria necessário um aparelho removível que se adapte através de encaixes colocados em coroas protéticas cimentadas sobre alguns dentes naturais remanescentes. Essa prótese, é mais indicada quando a estética é fundamental. Ela possui custo mais elevado e técnicas para sua execução.

Outro tipo de prótese são as flexíveis, que são estéticas, o segredo delas esta na cor de grampos que se mistura com a cor da gengiva.

Os grampos estragam os dentes naturais?

Nos próximos 5 anos não, porem se são próteses muito extensas e em casos do paciente possuir poucos dentes, pode ocorrer a mobilidade do ultimo dente.

O portador deve higienizá-los cuidadosamente, bem como os dentes naturais e o aparelho, pois o que causa a perda do dente além da função da prótese é a falta de escovação. Sem a presença dessa placa bacteriana, o dente se manterá sadio.

Como deve se fazer para higienizá-los?

A prótese deverá ser removida para limpeza sempre após a ingestão de alimentos. Devem-se utilizar escovas especiais que facilitem a limpeza das superfícies internas - por exemplo, escova cilíndrica. Remover bactérias, fungos e restos de alimentos do aparelho é tão importante quanto a limpeza dos dentes naturais. Para todo paciente portador de próteses, é necessário fazer visitas periódicas.