Sangramento gengival

Quando a gengiva sangra está sinalizando para nós que “algo não está bem!”. Exceto por casos de trauma não é normal o sangramento gengival durante a escovação ou no uso do fio dental. O sangramento gengival corresponde a uma tentativa de combate aos agentes agressores junto à gengiva e está associada à doença periodontal que, na fase inicial, corresponde à gengivite (inflamação da gengiva) e, na fase avançada, é denominada periodontite (comprometimento da sustentação do dente. O dente pode ficar com mobilidade).

Portanto, sangramento gengival pode denunciar:
- higiene bucal inadequada;
- presença de microrganismos;
- prótese mal adaptada;
- ressecamento devido à respiração bucal (principalmente na gengiva dos dentes da frente)
- trauma por excesso de material restaurador no dente

Portanto, preste atenção na gengiva, se ela sangra ao escovar ou ao passar o fio dental ou mesmo espontaneamente, sinal de alerta! Marque uma consulta na D’Implantes e saiba o que está acontecendo, você poderá prevenir outros problemas e assegurar a sua saúde bucal!

Sangramento gengival é um alerta

O que provoca o sangramento das gengivas e como combater?

O sangramento se dá devido ao tártaro, isso ocorre em casos mais avançados. O tratamento se chama periodontia, faz-se uma raspagem nos dentes abaixo da gengiva, também se deve passar o foi todos os dias.

Tártaro pode causar sangramento e retração gengival

O que posso fazer para diminuir o sangramento?

Continue a fazer as escovações e a usar o fio dental regularmente, mas com movimentos delicados.

Você pode experimentar usar uma pasta para dentes sensíveis, ou até passar gelo na gengiva se a escovação provocar dor. E tente evitar alimentos com açúcar refinado, que contribuem para o surgimento de cáries e de problemas na gengiva.

Escovação com a pasta correta pode ajudar

Quando devo procurar o dentista?

Se sua gengiva está sangrando e doendo, marque uma consulta na clínica D’Implantes. Assim você poderá fazer uma limpeza ou tratamento e conversar com os profissionais sobre a melhor maneira de cuidar dos seus dentes.

Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?

Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.