O que é gengivite?

É o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa bacteriana - uma película, grudenta e sem cor de bactérias, que se forma de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa bacteriana não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar causando retração gengival (veja "Retração Gengival") e sangramento da gengiva (veja "Sangramento Gengival").

Como sei que tenho gengivite?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva (veja "Retração Gengival"). A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.

Gengivite, inchaço na gengiva e sangramento

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa bacteriana se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas com algumas sessões na ou um higienista podem removê-la.

Você pode prevenir a gengivite através dos seguintes hábitos:

Escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.

Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.

Evitar cigarros e outras formas de tabaco.

Ir ao dentista regularmente. No minimo 1 vez por ano