IMPLANTES

Protocolo de Bränemark ( implante total )

O cientista e Dr. Per-Ingvar Bränemark revolucionou a implantodologia mundial. Em seus estudos havia uma preocupação principal com pacientes totalmente desdentados, mutilados, sem todos os dentes que por algum motivo os levou a esta condição. Para esses casos, ele criou uma técnica cirúrgico-protética chamada até hoje de “Protocolo de Bränemark”.

Qual é o objetivo deste protocolo?

O Protocolo de Bränemark consiste na reabilitação inferior e superior de pacientes totalmente desdentados. Nestes casos, por não possuírem altura óssea necessária para a estabilidade da Prótese Total Removível, são instalados 5 ou mais implantes na região anterior do osso mandibular, quando então passarão a dar sustentação a uma prótese total fixada nos implantes. Esta é confeccionada a partir de uma estrutura metálica que se estende até a parte posterior da mandíbula, sobre a qual são prensados dentes de resina acrílica. Portanto, nesta proposta original, o paciente fica sendo portador de uma Prótese Total Removível Superior e de uma Prótese Total Inferior Fixa sobre implantes.

A colocação demora?

Nesta técnica, pode-se confeccionar os dentes artificiais imediatamente, após a cirurgia dos implantes, ou meses após a sua colocação. Vai depender da qualidade do osso apresentado e do estado de saúde do paciente.

Pacientes relatam conforto e segurança nesse tipo de técnica, elevando a auto estima e consequentemente o prazer na alimentação.

Carga imediata total ou protocolo Bränemark?

Também conhecido por implante de carga rápida ou implante do mesmo dia, este procedimento de reposição rápida de dentes, tem indicações precisas, e tem um histórico de sucesso e uma grande durabilidade.

Em que casos o paciente pode receber carga imediata?

Os implantes com carga imediata podem ser utilizados nos seguintes casos:
• Arcada total sem dentes (substituição de dentadura por dentes fixos)
• Arcada completa com alguns ou poucos dentes (normalmente dentes ou raízes dentárias com doença periodontal, muito cariados ou próteses antigas).

Os resultados são perfeitos? Os implantes duram pra sempre?

Os resultados podem depender da situação do osso, da gengiva e da expectativa do cliente. Por esse motivo é necessário que haja uma conversa com o paciente sobre os possíveis resultados através de outros casos semelhantes. Quanto a ser para sempre, é importante lembrar que Deus deu dentes perfeitos para o paciente, e que, por uma série de motivos eles não permaneceram para sempre. Em suma, a princípio, os implantes são para sempre, mas em saúde não existe 100%.