O que é frenectomia?

Frenectomia é o processo de remoção do freio labial ou lingual, tanto inferior quanto superior. O freio labial é uma prega fina, normalmente em formato triangular, de base voltada para cima. Abaixo o exemplo de dentes separados por causa do freio labial.

Modelo de freno

O que é freio labial?

Freio labial, como foi dito acima, é uma prega fina em forma de triangulo que fica presa ao lábio e pode atrapalhar na junção de dois dentes como no caso ‘B’ da imagem abaixo.

Exemplos de frenectomia

Como é o tratamento?

O procedimento de correção de freio labial divide-se em duas fases, uma preliminar e outra cirúrgica.

A fase preliminar consiste em preparo da boca (campo operatório, cuidados anticépticos, etc.) e anestesia (infiltração periférica).

A fase cirúrgica, ou seja, a operação propriamente dita consiste em: incisão (corte feito por bisturi), frenectomia e sutura (Pontos cirúrgicos para unir pele, músculos e vasos).

Freno separando os dentes frontais

O tratamento tem riscos?

Toda cirurgia têm riscos, porém, os riscos da frenectomia são mínimos. Fazendo o tratamento de modo correto e com um bom profissional os resultados serão muito bons.

Pós-tratamento

Após o tratamento, o paciente deverá sentir algum incomodo devido à cirurgia. Os cuidados básicos são simples: higiene, alguns remédios analgésicos (para não sentir dor no período após a cirurgia) e anti inflamatórios para evitar infecções.

Aconselha-se alimentação pastosa e fria nos primeiros dias após a cirurgia. É importante não fazer movimentos muito brutos com os lábios e seguir as orientações dadas pelo dentista.