O que são dentes do Siso?

O siso, também chamado tecnicamente de terceiro molar, é o último dente a erupcionar na boca, e isso geralmente ocorre entre os 17 e 25 anos de idade, uma idade que tem sido chamada de “Idade do Juízo”. Por isso, esse dente é vulgarmente chamado de “dente do juízo”.

É possível que em alguns casos os dentes do siso (ou do juízo) nem cheguem a nascer, ficando assim inclusos ou aparecendo só uma parte, chamado de semi inclusos e, também, podendo ficar impactados (travados nos dentes vizinhos).

O dente do siso pode erupcionar e não causar problemas?

Sim. Porém nem todos os problemas com os terceiros molares são visíveis ou causam dor. Podem ocorrer problemas sem que você saiba, por isso não deixe de marcar uma consulta na D'Implantes para saber mais detalhes sobre seu dente.

Dente do siso crescendo com anomalia

O que são dentes inclusos?

Por definição, dente incluso é todo dente, que chegada a sua época normal de erupção, não erupcionou na cavidade oral. Um dente se torna impactado quando existe uma falta de espaço na arcada dentária e a sua erupção é impedida pela gengiva que o recobre, pelo osso ou outro dente. Um dente pode estar parcialmente impactado ou totalmente impactado.

Dentes inclusos podem causar dores e inchaços

Quando eu devo remover meus dentes do siso?

Não é bom esperar até que o dente comece a te incomodar (febre, dores de cabeça, irritações, etc.). Em geral, a remoção mais precoce resulta em um processo de cicatrização menos complicado.

O processo de remoção dos sisos, quando o paciente é mais jovem, é mais fácil. Os terceiros molares de pacientes jovens não têm suas raízes totalmente formadas, seu tecido ao redor do dente é mais macio e existe menor chance de causar danos aos nervos presentes, sendo assim, é mais aconselhável remover os terceiros molares entre os 17 (dezessete) e 25(vinte e cinco) anos de idade.

Dores no dente

É muito perigoso ter um dente impactado?

Dentes parcial ou totalmente impactados podem ser muito dolorosos e levam a infecção. Eles também podem apinhar ou causar danos aos dentes e raízes de dentes vizinhos.

Outros problemas mais sérios podem ocorrer caso a membrana que circunda um dente impactado torna-se preenchida por fluídos e se alargue formando um cisto. Devido ao fato do cisto crescer, a mandíbula ou maxila torna-se mais fina, podendo causar danos aos dentes adjacentes e nervos próximos. Fratura do osso mandibular pode ocorrer devido à diminuição da sua espessura, pela perda óssea para o cisto. Se o cisto não for tratado, um tumor poderá se desenvolver a partir das suas paredes e um procedimento cirúrgico mais extenso será necessário para removê-lo.

Dente incluso que dará problemas no futuro

O dente pode erupcionar e ainda não causar nenhum problema?

Pode erupcionar com angulação. Pode também não erupcionar e causar danos aos dentes.

Como é feita a cirurgia para extração, dos dentes do siso?

Antes da cirurgia, o profissional responsável irá discutir com você o que deve ser esperado. É muito importante dizer se você tem alguma doença, qualquer que seja, e avisar se está tomando qualquer tipo de medicamento. Esconder uma informação importante nesse momento pode ser muito custoso para você.

A dificuldade da remoção dos terceiros molares é relativa às condições dos mesmos; posição dos dentes, tamanho de suas raízes. Se o terceiro molar está total ou parcialmente impactado, o processo cirúrgico deverá ser mais delicado.

Remoção do dente do siso

E depois da cirurgia para remoção do dente incluso?

Após a cirurgia o paciente percebe um inchaço na face do lado operado, o que faz parte do processo de cicatrização. Pode usar gelo no local para ajudar a diminuir o inchaço, não é aconselhável comer comidas quentes, comer comidas arenosas (somente pastosas) e sair em dias ensolarados (por causa do calor).