O que é apicectomia?

É uma cirurgia que tem por finalidade remover a lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente), través de curetagem, ressecção e corte parcial da raiz removendo possíveis granulomas ou até cisto.

Por que devo fazer essa cirurgia?

Essa cirurgia é indicada em dentes onde o tratamento endodôntico (canal) fracassou (Raios-X 1) e que possuam coroas cerâmicas ou núcleo (pino metálico) já que durante a remoção da coroa pode fraturar a raiz. Também está indicado em casos de cisto de grandes proporções (Raios-X 2).

Canal mal sucedido, precisa de cirurgia de Apicectomia Necrose na polpa com destruição óssea
Necrose na polpa com destruição óssea

Em casos de granulomas ou pequenos cisto normalmente apenas a remoção da polpa dentária e a desinfecção do canal já basta para sanar o problema.

Mas, não é sempre que se pode resolver desta maneira, se a infecção estiver no ápice da raiz do dente, será necessário outro método, a apicectomia.

Apicectomia resumida Cirurgia de Apicectomia

Por que pode haver lesão na ponta da raiz?

Por causa de necrose (“morte”) da polpa criando um processo inflamatório ou tratamentos endodonticos mal realizados.

Não há outros recursos? Tomar antibióticos resolve?

O uso de antibióticos é um bom auxilio, porém, é necessária a cirurgia para fazer a remoção de tecidos contaminados assim sanando regiões em que os medicamentos não podem agir.

Antibióticos são necessários

É certeza que não terei problemas após a cirurgia?

As chances de haver um re-tratamento são mínimas, uma vez que a cirurgia foi bem sucedida.

O dente ficará menos resistente a forças mastigatórias?

Não. Ficaria se a infecção progredisse em volta da raiz.

O problema pode ficar imperceptível

Poderá ser realizada em qualquer tipo de dente?

O acesso é mais fácil nos dentes anteriores superiores. Dependendo da anatomia e das condições locais, é possível que essa cirurgia seja realizada em outros dentes.

É uma cirurgia complicada? Tenho que me preocupar?

Não há o que se preocupar, na clinica D’Implantes só trabalham profissionais na área que tem total controle do que estão fazendo, com segurança e uma excelente estrutura. A cirurgia não é tão complicada quanto parece, pois não há muita manipulação de tecidos.