Home / Tratamentos / CIRURGIA

FRENECTOMIA

O que é frenectomia?

Frenectomia é o processo de remoção do freio labial ou lingual, tanto inferior quanto superior. O freio labial é uma prega fina, normalmente em formato triangular, de base voltada para cima. Abaixo o exemplo de dentes separados por causa do freio labial.

O que é freio labial?

Freio labial, como foi dito acima, é uma prega fina em forma de triangulo que fica presa ao lábio e pode atrapalhar na junção de dois dentes como no caso ‘B’ da imagem abaixo.

Como é o tratamento?

O procedimento de correção de freio labial divide-se em duas fases, uma preliminar e outra cirúrgica.

A fase preliminar consiste em preparo da boca (campo operatório, cuidados anticépticos, etc.) e anestesia (infiltração periférica). A fase cirúrgica, ou seja, a operação propriamente dita consiste em: incisão (corte feito por bisturi), frenectomia e sutura (pontos cirúrgicos para unir pele, músculos e vasos).

O tratamento tem riscos?

Toda cirurgia tem riscos, porém, os riscos da frenectomia são mínimos. Fazendo o tratamento de modo correto e com um bom profissional os resultados serão muito bons.

Após o tratamento, o paciente deverá sentir algum incomodo devido à cirurgia. Os cuidados básicos são simples: higiene, alguns remédios analgésicos (para não sentir dor no período após a cirurgia) e anti-inflamatórios para evitar infecções. Aconselha-se alimentação pastosa e fria nos primeiros dias após a cirurgia. É importante não fazer movimentos muito brutos com os lábios e seguir as orientações dadas pelo dentista.

APICECTOMIA

O que é apicectomia?

É uma cirurgia que tem por finalidade remover a lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente), través de curetagem, ressecção e corte parcial da raiz removendo possíveis granulomas ou até cisto.

Quando indicado fazer apicectomia?

Essa cirurgia é indicada em dentes onde o tratamento endodôntico (canal) fracassou (Raios-X 1) e que possuam coroas cerâmicas ou núcleo (pino metálico) já que durante a remoção da coroa pode fraturar a raiz. Também é indicada em casos de cisto de grandes proporções (Raios-X 2).

Em casos de granulomas ou pequenos cisto normalmente apenas a remoção da polpa dentária e a desinfecção do canal já basta para sanar o problema. Mas, não é sempre que se pode resolver desta maneira, se a infecção estiver no ápice da raiz do dente, será necessário outro método, a apicectomia.

Por que pode haver lesão na ponta da raiz?

Por causa de necrose (“morte”) da polpa criando um processo inflamatório ou tratamentos endodônticos mal realizados.

Não há outros recursos? Tomar antibióticos resolve?

O uso de antibióticos é um bom auxílio, porém, é necessária a cirurgia para fazer a remoção de tecidos contaminados assim sanando regiões em que os medicamentos não podem agir.

É certeza que não terei problemas após a cirurgia?

As chances de haver um retratamento são mínimas, uma vez que a cirurgia foi bem-sucedida.

O dente ficará menos resistente a forças mastigatórias?

Não. Ficaria se a infecção progredisse em volta da raiz.

Poderá ser realizada em qualquer tipo de dente?

O acesso é mais fácil nos dentes anteriores superiores. Dependendo da anatomia e das condições locais, é possível que essa cirurgia seja realizada em outros dentes.

É uma cirurgia complicada? Tenho que me preocupar?

Não há o que se preocupar, na clínica D’Implantes só trabalham profissionais na área que tem total controle do que estão fazendo, com segurança e uma excelente estrutura. A cirurgia não é tão complicada quanto parece, pois não há muita manipulação de tecidos.

SISO

O que são dentes do Siso?

O siso, também chamado tecnicamente de terceiro molar, é o último dente a erupcionar na boca e isso geralmente ocorre entre os 17 e 25 anos de idade, uma idade que tem sido chamada de “Idade do Juízo”. Por isso, esse dente é vulgarmente chamado de “dente do juízo”.

É possível que em alguns casos os dentes do siso (ou do juízo) nem cheguem a nascer, ficando assim inclusos ou aparecendo só uma parte, chamado de semi inclusos e, também, podendo ficar impactados (travados nos dentes vizinhos).

O dente do siso pode erupcionar e não causar problemas?

Sim. Porém nem todos os problemas com os terceiros molares são visíveis ou causam dor. Podem ocorrer problemas sem que você saiba, por isso não deixe de marcar uma consulta na D'Implantes para saber mais detalhes sobre seu dente.

O que são dentes inclusos?

Por definição, dente incluso é todo dente, que chegada a sua época normal de erupção, não erupcionou na cavidade oral. Um dente se torna impactado quando existe uma falta de espaço na arcada dentária e a sua erupção é impedida pela gengiva que o recobre, pelo osso ou outro dente. Um dente pode estar parcialmente impactado ou totalmente impactado.

Quando eu devo remover meus dentes do siso?

Não é bom esperar até que o dente comece a te incomodar (febre, dores de cabeça, irritações, etc.). Em geral, a remoção mais precoce resulta em um processo de cicatrização menos complicado.

O processo de remoção dos sisos, quando o paciente é mais jovem, é mais fácil. Os terceiros molares de pacientes jovens não têm suas raízes totalmente formadas, seu tecido ao redor do dente é mais macio e existe menor chance de causar danos aos nervos presentes, sendo assim, é mais aconselhável remover os terceiros molares entre os 17 (dezessete) e 25(vinte e cinco) anos de idade.

É muito perigoso ter um dente impactado?

Dentes parcial ou totalmente impactados podem ser muito dolorosos e levam a infecção. Eles também podem apinhar ou causar danos aos dentes e raízes de dentes vizinhos.

Outros problemas mais sérios podem ocorrer caso a membrana que circunda um dente impactado torna-se preenchida por fluídos e se alargue formando um cisto. Devido ao fato do cisto crescer, a mandíbula ou maxila torna-se mais fina, podendo causar danos aos dentes adjacentes e nervos próximos.

Fratura do osso mandibular pode ocorrer devido à diminuição da sua espessura, pela perda óssea para o cisto. Se o cisto não for tratado, um tumor poderá se desenvolver a partir das suas paredes e um procedimento cirúrgico mais extenso será necessário para removê-lo.

Como é feita a cirurgia para extração, dos dentes do siso?

Antes da cirurgia, o profissional responsável irá discutir com você o que deve ser esperado. É muito importante dizer se você tem alguma doença, qualquer que seja, e avisar se está tomando qualquer tipo de medicamento. Esconder uma informação importante nesse momento pode ser muito custoso para você.

A dificuldade da remoção dos terceiros molares é relativa às condições dos mesmos; posição dos dentes, tamanho de suas raízes. Se o terceiro molar está total ou parcialmente impactado, o processo cirúrgico deverá ser mais delicado.

E depois da cirurgia para remoção do dente incluso?

Após a cirurgia o paciente percebe um inchaço na face do lado operado, o que faz parte do processo de cicatrização. Pode usar gelo no local para ajudar a diminuir o inchaço, não é aconselhável comer comidas quentes, comer comidas arenosas (somente pastosas) e sair em dias ensolarados (por causa do calor).

ENXERTO ÓSSEO

O que é enxerto ósseo?

Enxerto ósseo é o procedimento usado para aumentar a estrutura óssea de uma parte do corpo usando a estrutura de outra parte do mesmo.

A estrutura óssea diminui? Como?

Com o passar do tempo, quando se perde um dente e no lugar dele não é feito um tratamento, ou seja, implante ou prótese, o osso do local começa a se retrair. Quando a gengiva começa a retrair, pode por consequência, afinar, estreitar e assim seria impossível fazer um implante dental eficiente.

Enxertos Autógenos (tecido ósseo próprio)

A matriz óssea de origem sintética ou animal pode ser usada misturada ao tecido ósseo autógeno coletado ou isoladamente em situações como o preenchimento de cavidades, como no caso de extrações. Sua integração acontece em 9 a 12 meses.

Enxertos Homogêneos (banco de tecidos humanos)

É um procedimento seguro e é cientificamente comprovada sua eficácia. Sua integração acontece em 6 a 9 meses. Possibilita pequenas e grandes reconstruções ósseas com facilidade e conforto.

Como é feito o processo?

Na D’implantes se pede exames complementares como: tomografias, radiografias, modelos de estudo, fotografias, enceramentos de diagnostico simulando a posição do nosso enxerto, etc.

O tratamento e feito com anestesia local a base de anestésicos de longa duração, em média estes procedimentos demoram 1 a 2 horas.